sexta-feira, 3 de junho de 2011

Programa 10s

O Programa 10S é um sistema de mudança “comportamental de hábito e atitudes” que permite criar um ambiente limpo, organizado, saudável onde o empregado sinta-se bem consigo mesmo e com os demais.
Trata-se de uma importante ferramenta para promover a organização e a melhoria do ambiente de trabalho. O Programa é calcado em uma filosofia de práticas simples, que exige o comprometimento de todos. Promove o crescimento contínuo das pessoas, num aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho diário e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade  de vida.
É um processo estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos (equipamentos, máquinas e áreas de trabalho), procedimentos e
atitudes. 
 
OBJETIVOS

O Programa 10S visa à melhoria do ambiente de trabalho, no sentido físico, lógico e mental. Sua base é educativa e prepara as pessoas para a observação crítica da sua realidade e atuação nos  desperdícios , na desorganização, sujeira,  nos fatores que acarretam doenças e conflitos e em outras anomalias do ambiente.

1-SENSO DE UTILIZAÇÃO (SEIRI)   
2-SENSO DE ORDENAÇÃO (SEITON)
3-SENSO DE LIMPEZA (SEISON)
4-SENSO DE SAÚDE E HIGIENE (SEIKETSU)
5-SENSO DE AUTO-DISCIPLINA (SHITSUKE)
6-SENSO DE DETERMINAÇÃO DE UNIÃO
7-SENSO DE TREINAMENTO (SHIDO)
8-SENSO DE ECONOMIA E COMBATE AO DESPERDÍCIO (SETSUYAKU)
9-SENSO DE PRINCÍPIOS MORAIS E ÉTICOS
(SHISEI RINRI)
10-SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
(SEKININ SHAKAI)

CONCLUSÃO

O Programa 10S trabalha conceitos fundamentais relativos à formação e manutenção de hábitos essenciais à sobrevivência humana. Ele se desenvolve de forma divertida, organizada, participativa e agregadora, onde o bem está criado por meio da limpeza e organização do ambiente, gerando motivação para o trabalho e para melhoria das relações intra e inter-pessoais.
Aprende-se a compartilhar, respeitar, conviver com valores universais básicos na formação do ser humano.
O Programa 10S não é uma atividade temporária. Os sensos devem ser compreendidos, incorporados e praticados por todos diariamente, visando diminuir o desperdício e garantir um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, por meio do entendimento das pessoas, da necessidade de se economizar, organizar, limpar, ter higiene e disciplina, fatores fundamentais à elevada produtividade.
Seu objetivo específico é melhorar as condições de trabalho e de criar um ambiente de qualidade, tornando-o altamente estimulador para que as pessoas possam transformar os seus potenciais em realização.


Autor:
LYNCOOL APARECIDO PEREIRA
TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO – SENAC UBERLÂNDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário